Festival de boas-vindas à Primavera aconteceu em Curitiba neste fim de semana
- Feirou Curitiba
- 22 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de out. de 2018
No dia 22 e 23 de setembro ocorreu a feira Haru Matsuri no Expo Renault Barigui, reunindo artistas do Brasil inteiro.

No sábado, 22 de setembro de 2018, as blogueiras Amanda da Cunha Lopes e Ana Flavia Lecz da Universidade Tuiuti do Paraná participaram da 28º edição do festival japonês ‘Haru Matsuri’. Festival japonês que celebra a chegada da primavera, e que movimentou o fim de semana no Expo Renault Barigui.
A feira Haru Matsuri está em sua 28º edição e com isso há muitas curiosidades de como começou o festival no Brasil. De acordo com um dos coordenadores do evento, Yuichi Oshima, a feira no país foi ideia do artista plástico Claudio Cintra, o mesmo que introduziu o “mangá” no Brasil. Inicialmente o Matsuri começou em um ginásio em Curitiba, e então, após o evento ganhar reconhecimento, já passaram por vários lugares, como, a Praça do Japão, o Museu Oscar Niemeyer e por último e atualmente no Expo Renault Barigui.
Neste ano a feira incrementou novidades, como o festival de artes cênicas do Paraná, que trouxe artistas de Londrina, Rolândia e entre outras cidades do norte do estado. Também contou com a apresentação de dança Yosakoi Soran, que se destina ao público mais jovem, misturando a música tradicional com a moderna e mobilizando grupos do país inteiro à capital.
Segundo a estudante Giovanna Belle que participa do festival à 8 anos. O evento deste ano foi mais especial que os anteriores, pois em todos, os organizadores fazem menções aos Ministros da Cultura e representantes do Consulado Japonês. Mas a feira deste ano, foi marcada pela presença do Ministro de Artes Cênicas Japonesas que esteve presente para prestigiar toda essa festa.
Confira a entrevista com o coordenador do evento:
Mais fotos do eventos você pode conferir abaixo:
Comments