Feira de artesanato enriquece a cultura curitibana
- Feirou Curitiba
- 5 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Localizada no Largo da Ordem, feira de artesanato atrai visitantes locais e turistas.

A feira de artesanato acontece todos os domingos das 09:00 ás 14:00 no largo da ordem, conta com objetos fabricados por artesãos locais com o objetivo de valorizar a cultura da cidade de Curitiba.
Com uma variedade de artesanatos a feira mostra objetos peculiares e que remetem a história da cidade, o que atrai turistas pois podem levar uma lembrança de Curitiba, como xícaras personalizadas, chaveiros, camisetas, entre outros.
Atualmente a Prefeitura de Curitiba libera barracas somente para artesãos que confeccionam objetos “diferenciados”, devido à grande quantidade de feirantes. Segundo os artesãos, eles recebem visitas no local de produção, pagam licença por ano e a exigência é que seja fabricação própria.
Dona Maria descendente de família ucraniana começou a produzir colares e gargantilhas no tear (artefato ou máquina destinada ao fabrico de tecidos, malhas, tapetes) impulsionada por suas irmãs. Conta que trabalha na feira a mais de 40 anos e que por motivos familiares a única saída foi se tornar feirante pela flexibilidade de horário, seus produtos chegam a custar até R$170,00 reais e hoje o trabalho se tornou uma distração, já que se aposentou e conseguiu criar os filhos. Com a crise financeira no país e com a queda das galerias de arte, o pintor e caricaturista Ari Vicentini viu que as feiras eram a única saída para continuar produzindo seus quadros. Suas obras trazem artistas famosos, o que para ele é mais fácil de comercializar, o preço varia de R$300 a 2.000 reais e pode ser encontrado todos os domingos na feira e exposições pelo Brasil.
No vídeo abaixo conheça um pouco mais sobre a feira:
Commentaires